Os restaurantes, bares e outros negócios focados em alimentação precisam trabalhar com estratégias que ajudam a empresa oferecer uma boa experiência ao cliente.
É claro que esse deveria ser o objetivo de todas as empresas indiferente do seu nicho, mas no caso dos restaurantes essa busca é ainda mais importante, pois hoje em dia o cliente não quer apenas consumir um prato, pagar a conta e ir embora.
Ele quer vivenciar momentos agradáveis antes, durante e após o seu consumo. Ou seja, o foco do seu negócio deve ser o consumidor e por isso é ideal trabalhar com estratégias que visam melhorar a experiência do cliente no seu restaurante. Melhorar a experiência do cliente no seu restaurante deve ser visto como regra para o seu negócio progredir. Nesse caso, confira algumas dicas de como fazer isso.
Conheça o seu cliente e descubra suas necessidades, desejos e afins.
Antes de focar em melhorar a experiência do cliente no seu restaurante é preciso conhecê-lo a fundo. Entenda quais são os seus hábitos, gostos, necessidades, desejos e dentre outras informações que podem ajudá-lo focar na sua experiência.
Esse tipo de informação é possível colher através de pesquisas, análise de mercado e até mesmo questionando os seus clientes sobre o que eles buscam no restaurante.
Quanto mais direto e receptivo melhor, pois assim você consegue colher a informação necessária para começar a planejar as estratégias que visam melhorar a experiência do cliente no seu restaurante e transformá-lo como referência em seu nicho.
Trabalhe a ambientação do restaurante, pois ela também é importante.
Está certo que o foco é melhorar a experiência do cliente no seu restaurante, mas isso não significa que deve deixar a comunicação visual do estabelecimento e a sua ambientação de lado, pois ambos são importantes para o cliente se sentir confortável.
Por isso é preciso analisar o seu negócio, enxergá-lo como marca e identificar como o seu negócio deve ser visto pelo consumidor. A partir disso pode planejar ou melhorar a comunicação visual do restaurante e trabalhar com ambientações que agradam.
Crie espaços reservados aos que buscam tranquilidade, reserve um local para receber as crianças, tenha um espaço para o cliente esperar enquanto a mesa é preparada, use sinalizações que facilitam sua locomoção, trabalhe com itens personalizados que atraem, comunicar e influenciam o consumidor. São detalhes que fazem a diferença.
Estimule os cinco sentidos do cliente no restaurante.
Para melhorar a experiência do cliente no seu restaurante é fundamental trabalhar e estimular os cinco sentidos (audição, olfato, paladar, visão e tato) do consumidor.
Nesse caso tudo importa desde a cor e personalização dos móveis e utensílios como os pratos, jogos americanos e outros até mesmo a música ambiente, o cheiro que transita pelo estabelecimento, o sabor do pratos e assim por diante.
Se souber trabalhar com os cinco sentidos de forma estratégica provavelmente vai conseguir melhorar a experiência do cliente no seu restaurante e fideliza-lo.
A busca por melhorar a experiência do cliente no seu restaurante pode ser muito complexa, mas ao conhecer o seu público poderá direcionar a atenção ao que de fato importa para ele seja o atendimento, a personalização, o conforto e dentre outros.
Trabalhar com merchandising no local também pode ser interessante para melhorar a experiência do cliente no seu restaurante, saiba como fazer isso em nosso blog.