A identidade visual é uma das melhores formas para se fazer merchandising em restaurante, pois a imagem e valor que esse tipo de estabelecimento transmite aos consumidores é o que vai atrair o seu potencial cliente.
Claro que o serviço e os alimentos oferecidos dentro do restaurante são importantes, mas os consumidores não buscam apenas um prato saboroso e sim uma experiência agradável que começa a ser formada na sua fachada e em tudo o que ela significa.
Dessa forma, o merchandising em restaurante precisa priorizar a experiência do cliente e criar ambientes que transmitam valores, como também a sua potencialidade.
Confira as dicas sobre como fazer merchandising em restaurante para atrair novos clientes, incrementar as vendas e melhorar a rentabilidade do estabelecimento.
Cuide da fachada para um bom merchandising em restaurante.
Qual é a chance de preferir entrar em um restaurante com a fachada poluída e sem a mínima condições de acesso ao invés de um local que além de ter uma fachada bonita se preocupa em facilitar o acesso do público no estabelecimento?
É provável que escolha a segunda opção e o merchandising em restaurante tenta transmitir exatamente isso ao consumidor: mais segurança, credibilidade e autoridade.
Portanto, comece a trabalhar no externo do restaurante, pois de certo modo ele será o seu cartão de visitas. Desenvolva uma fachada que represente a sua identidade com cores, imagens, plantas, móveis e outros, como também facilite a entrada do público.
Aliás, pensa na mobilidade de todos os público e isso inclui os deficientes.
Trabalhe com os sentidos do público.
Outro fato indispensável para desenvolver o merchandising em restaurante e a forma como lida com os sentidos do público, pois se estamos falando de experiência nada melhor do que estimular o seu tato, audição, paladar, visão e olfato.
Por exemplo, seu menu deve falar por si só. Ao invés de criar cardápios apenas com letras e frases invista em imagens que aguçam o paladar e faz cogitar o consumo do prato. E não descarte a possibilidade de oferecer degustações, pois esse tipo de oferta aumenta a fidelização do público.
Os pratos, talheres, jogo americano e outros elementos também ajudam a trabalhar os sentidos do consumidor e são ótimos para o merchandising em restaurante. Nesse caso, basta personalizá-los estrategicamente usando-os como materiais promocionais.
Crie ambientes confortáveis, agradáveis e potencializadores de consumo.
A ambientação do restaurante é tão importante quanto o menu que ele oferece. Ou seja, ao invés de abrir um estabelecimento, fechar as paredes da cozinha e instalar cadeiras e mesas de qualquer forma pense na divisão dos ambientes de forma estratégica, pois eles também podem tornar a experiência confortável e agradável.
Por exemplo, na fachada do restaurante crie um espaço para espera que já permita ao consumidor fazer pedidos, pois isso o fará consumir antes mesmo de entrar e convida o público externo a experimentar essa experiência.
Existem várias formas de explorar o merchandising em restaurante, mas lembre-se que deve partir do princípio de que a experiência do consumidor é o mais importante.
Trabalhe com elementos como materiais promocionais de forma estratégica e a partir disso poderá alcançar bons frutos no momento de atrair o consumidor e fideliza-lo.
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